Foto: Divulgação
Fábrica de caminhões e ônibus localizada no RJ otimizou logística e fluxo de produção.
A Volkswagen contratou a Taggen, uma startup do segmento de Internet das Coisas (IoT), para desenvolver um projeto-piloto em sua fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, voltada para caminhões e ônibus, com o intuito de gerir com maior eficiência seu pátio de veículos.
Na prática, a empresa busca incorporar avanços tecnológicos baseados em IoT em sua operação, em busca de facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos.
Com isso, a companhia pretende otimizar seus processos logísticos e melhorar o fluxo da produção.
“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de produção e logística da Volkswagen.
Desta forma, a iniciativa será composta pela implementação de um sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção em tempo real.
Com mais de 1 milhão de m², a fábrica necessitará de uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão da operação.
O alcance em relação à tecnologia usada anteriormente será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que era necessário originalmente.
Tudo isso fica conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria para criar a estrutura do sistema de localização em tempo real (RTLS, na sigla em inglês).
Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam mapear a posição de seus veículos por meio de qualquer celular e a qualquer momento.
Fundada em 1937 em Berlim, a Volkswagen foi criada pelo governo da Alemanha a fim de produzir carros populares em massa. No terceiro trimestre de 2023, a companhia registrou uma receita de € 78,8 bilhões globalmente.
Presente há 71 anos no Brasil, a montadora possui 13 mil colaboradores no país. Em 2022, último ano divulgado, a empresa fabricou 2,37 milhões de veículos nacionalmente.
Com sede em Campinas, no interior de São Paulo, a Taggen atua no mercado desde 2010, desenvolvendo soluções de IoT baseadas em beacons e identificação por radiofrequência.
A companhia é reconhecida por desenvolver projetos de rastreabilidade e identificação de ativos e pessoas em tempo real, com um pacote de soluções para diferentes verticais de negócios, como agronegócio, automotivo, saúde, entre outras.
Fonte: Portal BAGUETE