Volkswagen gere pátio de veículos com Taggen

Foto: Divulgação
15/04/2024 16:07

Fábrica de caminhões e ônibus localizada no RJ otimizou logística e fluxo de produção.

A Volkswagen contratou a Taggen, uma startup do segmento de Internet das Coisas (IoT), para desenvolver um projeto-piloto em sua fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, voltada para caminhões e ônibus, com o intuito de gerir com maior eficiência seu pátio de veículos.

Na prática, a empresa busca incorporar avanços tecnológicos baseados em IoT em sua operação, em busca de facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos.

Com isso, a companhia pretende otimizar seus processos logísticos e melhorar o fluxo da produção.

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de produção e logística da Volkswagen.

Desta forma, a iniciativa será composta pela implementação de um sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção em tempo real.

Com mais de 1 milhão de m², a fábrica necessitará de uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão da operação.

O alcance em relação à tecnologia usada anteriormente será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que era necessário originalmente.

Os chamados TaggenBeacons são monitorados por antenas parametrizadas com tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Tudo isso fica conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria para criar a estrutura do sistema de localização em tempo real (RTLS, na sigla em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam mapear a posição de seus veículos por meio de qualquer celular e a qualquer momento.

Fundada em 1937 em Berlim, a Volkswagen foi criada pelo governo da Alemanha a fim de produzir carros populares em massa. No terceiro trimestre de 2023, a companhia registrou uma receita de € 78,8 bilhões globalmente.

Presente há 71 anos no Brasil, a montadora possui 13 mil colaboradores no país. Em 2022, último ano divulgado, a empresa fabricou 2,37 milhões de veículos nacionalmente.

Com sede em Campinas, no interior de São Paulo, a Taggen atua no mercado desde 2010, desenvolvendo soluções de IoT baseadas em beacons e identificação por radiofrequência.

A companhia é reconhecida por desenvolver projetos de rastreabilidade e identificação de ativos e pessoas em tempo real, com um pacote de soluções para diferentes verticais de negócios, como agronegócio, automotivo, saúde, entre outras.

Fonte: Portal BAGUETE

Mais vistos

IoT ganha espaço na rastreabilidade do rebanho
Visita da Taggen ao Polo de Inovação foi um dos destaques no primeiro semestre
TAGGEN na 1ª Edição da Revista da ABINC